Projetos

O Bando das Cordas

O projeto resultou de uma candidatura da APPDA ao BPI Capacitar ao qual foi atribuído o prémio em Dezembro de 2013.

Após a atribuição deste prémio foram construídos bandolins de uma só corda, adaptados às características dos clientes, e foi celebrado um protocolo de parceria entre 3 organizações (APPDA, CERCIGaia e APPACDM Gaia). Este protocolo implica a constituição de 3 grupos de trabalho compostos por 1 responsável por organização e 8 clientes, realização de um ensaio semanal de carater rotativo pelas organizações, criação de um reportório musical para a gravação de um CD e participação em eventos da comunidade.

Intercâmbio com Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

Crescer com a creche

Os clientes de CAO desempenham Atividades Socialmente Úteis em diferentes áreas da Creche Pirilampo Cresce – lavandaria, cozinha, limpeza, arrumação dos espaços, jardinagem, apoio no transporte, apoio na alimentação e hora do descanso.

O objetivo geral do projeto é desenvolver as competências dos clientes nas diferentes áreas onde desenvolvem as atividades socialmente uteis, valorização pessoal, aumento de autonomia, noção de valor monetária, promover a auto determinação e inclusão social.

Projeto inovação Gai@prende+(i)

A Câmara Municipal de Vila Nova Gaia desenvolveu no ano letivo de 2015/2016 o programa Gai@prende+i de forma a promover a inclusão plena dos alunos com necessidades educativas especiais nas dinâmicas promovidas pela autarquia, em condições de igualdade e equidade com o que acontece para os restantes alunos das escolas dos Agrupamentos de Vila Nova de Gaia. Desta forma, foi estabelecido um protocolo de colaboração com a Cercigaia com o objetivo geral de desenvolver um plano de atividades diversificado para o período de interrupções letivas, ajustado às necessidades e preferências dos alunos e que promovam o seu bem-estar e satisfação, através da definição de dinâmicas e atividades adequadas e a afetação de pessoal técnico especializado.

Está Na Hora

“Está Na Hora” é um projeto de atividades lúdicas de baixo custo dinamizadas por clientes da CERCIGaia junto de crianças e jovens. Com este trabalho pretendemos promover a integração e as capacidades das pessoas portadoras de deficiência, ao mesmo tempo que fomenta o debate e reflexão sobre a importância da autoestima e das capacidades de cada indivíduo para a construção de uma sociedade.

​O “Está Na Hora” é composto por 6 Horas: Hora do conto, Hora das cores, Hora da palhaçada, Hora da movida, Hora do barulho e Hora da dança.

Facebook: https://www.facebook.com/EstaNaHora